sábado, 8 de fevereiro de 2014

um pouco da história da mobilidade

Aquele momento em que ficas a saber que o carro eléctrico chegou primeiro que o carro a combustão interna, sendo a desvantagem do primeiro a bateria pouco duradoura e velocidades consequentemente mais baixas; que Henry Ford e Thomas Edison tinham planos para fabricar um carro eléctrico para as massas, por ser uma alternativa limpa, para o qual Edison desenvolveu baterias mais capazes, mas estes planos foram sabotados por patifes com outros interesses, patifes esses que provavelmente estiveram por trás do incêndio na casa do inventor da lâmpada e que destruiu grande parte do trabalho que desenvolveu ao longo da sua vida; o mesmo incêndio destruiu documentos do Twentieth Century Suburban Residence, o seu projecto de casas energeticamente auto-suficientes, tendo a primeira sido a sua mansão em New Jersey. 
A primeira ferrovia electrificada e a primeira automotora eléctrica foram também invenções de Edison.

4 comentários:

Diogo Martins disse...

É a prova que os interesses têm anos ;)

efemota disse...

O livro que tou a ler agora, Internal Combustion, mostra exactamente isso, "como as empresas e os governos viciaram o mundo com o petróleo e fizeram descarrilar as alternativas", é o subtítulo :p

Diogo Martins disse...

Dá quase a ideia que é mesmo tudo uma conspiração antiga, tais não são as ligações entre o passado, o presente e o futuro!

efemota disse...

ya, e mais coisas do género arrastaram-se quase até ao fim do século XX e foram mesmo para tribunal mas nunca deu em nada. Agora tou num capítulo chamado General Motors :p