sábado, 10 de agosto de 2013

miniatura normativa, parte quatro

o pessimismo é uma teoria bem consoladora para os que sofrem, porque desindividualiza o sofrimento, alarga-o até o tornar uma lei universal, a lei própria da vida. (...) Quem se queixaria de ser coxo se toda a humanidade coxeasse?

Eça de Queirós, em A cidade e as serras

4 comentários:

Anónimo disse...

Adoro este livro. Também deixei uns excertos no blog. Comprei-o em Inglês para o ter para oferecer a amigos estrangeiros. Um orgulho!

efemota disse...

Eu tou a ler uma versão de bolso ranhosa que vivia aqui em casa há alguns anos, por acaso estive para desistir, no inicio estava a aborrecer-me e no mesmo dia em que ia pegar noutro, estava a voltar para casa de comboio e, sem mais para ler, fui pegando nele e já estava uma maravilha! Parecia que me estava a fazer pirraça, curiosamente foi quando eles começam a decidir vir a portugal.

Anónimo disse...

Tive essa experiência. Não o estive para pôr de lado, porque Eça pode aborrecer-me um bocadinho, não faz mal, ele tem créditos. Optei por pegar nele com a intenção de o ler de uma vez. A meio do livro, grande volta! Adorei e nem sei como é que ainda não fui rebolar nas terras que o livro fala. Lindo!

efemota disse...

Sim, as terras são lá para a minha zona, mais guiães, régua, tormes é pos lados do porto. Também andei a checar na net e olha só o que encontrei: http://www.feq.pt/visitas-guiadas-a-casa-de-tormes.html

Até tem um mapa para imprimir com o caminho do jacinto!