sexta-feira, 16 de novembro de 2012

sobre o saramago

Começo por confessar que não li o memorial do convento. na altura era um jovem com 17 anos e não era tão dado à literatura como sou hoje. já tinha lido, no entanto, o romance que me abriu os olhos para as letras, os maias. mas o memorial não me cativou na altura, disse-me que não era a altura para eu o ler. (e para além do que fazer este tipo de coisas por obrigação dá-me náuseas.)
De qualquer maneira, vivia num mundo, vá num micro-mundo, em que eram poucos aqueles que simpatizavam com saramago, sendo simpatizar a mais leve manifestação de um simples gostar. acho que ainda vivo. Lembro-me de que cada vez que o escritor dava a sua opinião sobre a religião, politica, e o que quer que fosse, haver um desdenhar incrível a circular nas veias daqueles que me rodeavam. lembro-me até de ter recebido o caim no natal de há uns anos atrás, devoreio-o em três dias, e ao rasgar o embrulho, ouvir o meu tio ou o meu primo a elevarem a voz dizendo: esse comunista. Sempre fui daquelas pessoas do contra, e como tal assim nasceu o meu gosto por este escritor. Lembrei-me de escrever isto há uns dias, ao verificar que tal também acontece na faculdade. há um constante invocar da falta de vírgulas do "nobel português", cito os engenheiros, cada vez que se congratula a boa escrita técnica de uma tese.

hoje sorrio não dando importância e dou graças por ser do contra. 


4 comentários:

Inês disse...

eu sinto que o memorial do convento não é o livro que quero ler primeiro dele. mas ainda vou a tempo visto que só o vou dar no 2º período.

btw ainda bem que gostaste das fotografias e já agora, fico curiosa, como encontraste o blog? :)

(com acompanhamento ou não, sabem sempre bem)

Inês disse...

Gostei dos Maias sim. Amanhã vou a Mafra em visita de estudo por causa do memorial do convento embora a obra só vá ser estudada lá para abril. mas tenho que ver se leio um mini resumo ainda hoje a noite ou levo para o autocarro.

O blog do Hélio...sim é provável. eu comentei no outro dia :)

Anónimo disse...

também gosto de pensar em mim como alguém do contra. acredito que traz mais vantagens do que ser carneiro ;) mas em relação a saramago, nunca li nada. peguei no memorial do convento, perdi-me, e não voltei a encontrar vontade de lhe pegar. qual recomendas que seja o primeiro, já agora?

efemota disse...

também acho que trás mais vantagens sim! hum, dos que li, talvez a viagem do elefante, a escrita não é muito complicada e história é boa ;)