sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

sobre livrarias


Livraria Ler Devagar - Lx Factory (tirada na apresentação de um livro do Valter Hugo Mãe)

Sou apreciador de uma bela livraria. São exemplos de sítios onde me sinto bem e onde gosto de passar parte do meu tempo a vaguear e a folhear. Gosto de apreciar as suas arquitecturas, formas diferentes de exporem livros. Fui à Ler Devagar pela primeira vez o ano passado para uma apresentação de um livro do Valter Hugo Mãe e fiquei absolutamente rendido (assim como por todo o espaço da Lx factory). É uma livraria que tem a particularidade de estar num edifício que penso ter sido uma fábrica tecidos, tem ainda algumas máquinas, está cheia de cor e tem também uma bicicleta com asas presa ao tecto (how cool?). Todo o espaço é indicado para passar algumas horas de leitura ou convívio, tem até um café no seu interior (e mais no exterior).
Soube da noticia de que esta livraria e a Livraria Lello, no Porto, estavam na lista das vinte mais bonitas do mundo. Fiquei feliz. No meio de tantas noticias pouco glorificantes para Portugal, esta é sem dúvida das melhores. Quanto à livraria Lello, pouco posso dizer. Apenas lá estive uma vez e fez-me lembrar os edifícios mágicos do Harry Potter.

Podem consultar a lista de todas as vinte livrarias aqui e com imagens! Já agora divulgo aqui um site chamado Bookshelf Porn que divulga fotografias das melhores estantes com livros. É fácil perdemo-nos nele.


Sem comentários: