segunda-feira, 26 de setembro de 2011

o filho de mil homens


Por mais que tente, não consigo comprar um livro do Valter Hugo Mãe sem o começar instantaneamente a ler, mesmo estando a meio de outro. É algo que não me assiste.

domingo, 25 de setembro de 2011

YCWCB



Este disco quase me passou ao lado. Quase...e ainda bem que não passou.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia Europeu sem carros

Num lugar de estacionamento de um carro cabem 42 bicicletas dobráveis

Por muito que apoie a utilização de transportes públicos/modos suaves, acho que o dia europeu sem carros em Lisboa é uma autêntica palhaçada. Claro que é óptimo em termos de sensibilização ter este dia europeu  e ter uma semana desenhada para esse mesmo fim didáctico. O que realmente me irrita é o facto de fazerem um grande festim e darem livros e no fundo não passa de um acto meramente publicitário para as operadoras, porque hoje os transportes não eram inteiramente gratuitos.
Uso transportes públicos diariamente e até estranhei ver pessoas a comprarem os seus títulos de transporte quando me aproximava da estação, isto porque assumi que os transportes das operadoras que vi nos anúncios iam ser gratuitos no dia de hoje. Ao que parece seriam apenas para os utilizadores que se fizessem transportar também por uma bicicleta. Em primeiro lugar não utilizar o automóvel não é sinónimo de usar o transporte de duas rodas. Em segundo, a maioria das pessoas que entra na cidade não leva a bicla. Quem o faz, já está, geralmente, dentro da cidade e por isso também não tenciona transportar-se de uma outra forma dentro da mesma. Por último, penso que não seria pelo dinheiro porque a esta altura do mês os passes mensais já estão comprados e o facto de não se pagar levaria pessoas a experimentar, o que possivelmente iria trazer mais clientes. Por tudo isto, a minha opinião é que hoje, dia Europeu Sem Carros, todos os transportes públicos aderentes a toda esta iniciativa deviam ser de graça!
A verdade é que todo este incentivo ao transporte colectivo/modo suave faz sentido, o tráfego rodoviário é uma das principais, quiçá a principal, fonte de poluição atmosférica. E infelizmente só as medidas que pesam no bolso do consumidor é que são minimamente eficazes (portagens, parquímetros, etc). Já repararam a quantidade de bicicletas que se podem estacionar no lugar de um carro? Isto já para não falar da mobilidade pedonal. 

imagem: daqui

domingo, 18 de setembro de 2011

The Rip Tide




Não sendo um disco estonteante nem o melhor destes senhores, veio como uma sucessão esperada. Como um seguimento a algo que já vinha a ser feito há largos anos e que foi a criação de um novo estilo carregado da doce melancolia interrompida por  explosões de instrumentos de sopro e percussão. Não há nada de novo mas também não há desilusões nem arrependimentos, há mais canções para ouvir das quais destaco Port of Call.

filled your glass with gin, filled your heart with pride



Garden State de Zach Braff



quarta-feira, 7 de setembro de 2011

terça-feira, 6 de setembro de 2011

sobre fingir

É como te digo Helena, somos todos bons actores. Eu, tu e todos os outros. concordou a pobre amargurada.




domingo, 4 de setembro de 2011

a sombra dos camelos


Mais uma vez fico surpreendido com fotografias da National Geographic. Se repararem bem esta é uma fotografia aérea em que vemos as sombras dos camelos, estes são na realidade as linhas pequenas e brancas.